Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a trajetória de Nelson Freire no Música e Músicos do Brasil

O programa segue com a série "Os melhores intérpretes brasileiros de todos os tempos"

Música e Músicos do Brasil

No AR em 06/01/2019 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (06) traz mais uma edição da série sobre os melhores intérpretes brasileiros de todos os tempos. Esta série já mostrou a escolha de alguns profissionais da música, que destacaram nomes como Arnaldo Estrela, Antônio Meneses, Guiomar Novaes, Magda Tagliaferro, o Duo Abreu, entre outros. E neste programa, o violinista e maestro Felipe Prazeres apresenta a sua escolha: o pianista Nelson Freire.

Nascido na pequena cidade de Boa Esperança, em Minas Gerais, Nelson Freire, com um pouco mais de 15 anos, já apresentava um currículo de fazer inveja a muitos profissionais. Ele começou a tocar piano com apenas três anos de idade e pouco tempo depois já realizava recitais em sua cidade. Com seis anos, muda-se para o Rio de Janeiro para estudar com Nise Obino e Lúcia Branco, e aos 12 anos é finalista do Primeiro Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, o que lhe rendeu uma bolsa de estudos para a Europa. 

Entre os prêmios e condecorações que Nelson Freire recebeu, podemos citar o Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta (em Lisboa), a medalha Dinu Lipatti (em Londres), o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Federal de Minas Gerais, além de diversos prêmios pela sua discografia, com destaque para o Edison Award para sua gravação dos 24 prelúdios de Chopin, e o Classic FM Gramophone Awards, com o seu CD Brahms Piano Concertos. 

Nelson Freire possui uma brilhante carreira internacional, e já se apresentou em mais de 70 países ao lado das mais famosas orquestras e com os mais renomados maestros de todo o mundo. Ele é o único artista brasileiro incluído no projeto “Melhores pianistas do século 20”, uma coleção de 200 CDs lançados pela Phillips com apoio da Steinway. 

No programa, alguma de suas principais gravações e trechos de uma entrevista com este brilhante pianista.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Tags:  Nelson Freire

Criado em 04/01/2019 - 15:37 - Episódio Música e Músicos do Brasil 06/01/2019

Mais do programa