Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Priscila Rato é a convidada do Música e Músicos do Brasil deste domingo

No programa, confira também uma homenagem a César Guerra-Peixe

Música e Músicos do Brasil

No AR em 24/03/2019 - 19:00

Música e Músicos do Brasil deste domingo (24) apresenta mais uma edição da série “Os maiores intérpretes brasileiros de todos os tempos”, com o voto da violinista Priscila Plata Rato. A lista com os maiores intérpretes brasileiros de todos os tempos está cada vez maior. Já foram escolhidos grandes nomes, como Guiomar Novaes, Magda Tagliaferro, Nelson Freire, Antonio Meneses... e agora a musicista Priscila Rato acrescenta o nome da grande violinista Paulina d'Ambrósio

Paulina d’Ambrósio nasceu em São Paulo em 1890 e se mudou para a Bélgica com 15 anos para estudar no renomado Conservatório Real de Bruxelas. Tida como a preferida do compositor Villa-Lobos, ela deu aulas durante mais de 40 anos na Escola Nacional de Música, atual Escola de Música da UFRJ, onde formou uma incrível geração de músicos, como Ernani Aguiar, Guerra Peixe, Henrique Morelenbaum, Bernardo e Michel Bessler, além da grande estrela do violino Mariuccia Iacovino.

Priscila Plata Rato também demonstrou talentos musicais ainda na infância. Vinda de uma família de músicos (ela é filha do flautista Carlos Rato), ela iniciou os seus estudos no violino com oito anos de idade e com apenas dez anos já estava fazendo sua primeira apresentação pública. Esta premiada violinista de carreira internacional vem se apresentando com importantes orquestras, é presença constante em diversos festivais no Brasil e no mundo e, atualmente, é spalla da Orquestra Sinfônica da Bahia e solista da Orquestra Johann Sebastian Rio.

E na segunda parte do programa, o Música e Músicos do Brasil destaca mais uma personalidade do mês de março: César Guerra-Peixe, um dos mais importantes compositores brasileiros do século XX. Guerra-Peixe nasceu em Petrópolis no dia 18 de março de 1914. Filho de imigrantes portugueses de origem cigana, por volta dos cinco anos de idade, começa a ter aulas de música com o seu pai, que tocava vários instrumentos de origem popular. Ele aprendeu violão, bandolim e, mais tarde, matriculou-se na Escola de Música Santa Cecília, em Petrópolis, onde iniciou seu estudo formal no violino e piano. Ao longo da carreira, Guerra-Peixe transitou por diversos estilos que são facilmente percebidos em suas composições. 

Ouça no player acima.

Confira mais no Música e Músicos do Brasil. Domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 22/03/2019 - 13:15 - Episódio Música e Músicos do Brasil 24-03-19

Mais do programa