Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ritmos populares de festas juninas unem a riqueza da MPB com universo da música clássica

No programa, obras de Guarnieri, Guerra-Peixe, Clóvis Pereira, e muito mais

Música e Músicos do Brasil

No AR em 25/06/2023 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (25) apresenta diferentes ritmos populares, alguns bem característicos neste período de festas juninas, e destaca o seu uso na música clássica brasileira. 

Um dos exemplos utilizados no programa será o baião, ritmo tradicional do Nordeste brasileiro, que ganhou popularidade a partir da década de 1940 graças a Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Tradicionalmente executado com instrumentos típicos, como a sanfona, o triângulo e a zabumba, o Baião também encontrou seu lugar na música clássica brasileira, em compositores que mesclam tradição e inovação. Esse é o caso do último movimento (Gingado), da “Suíte Vila Rica”, de Camargo Guarnieri. 

Outro compositor que trouxe essa união da riqueza da música popular brasileira com o vasto universo da música clássica, criando um diálogo entre os dois gêneros, foi César Guerra-Peixe. Uma de suas peças mais conhecidas e interpretadas, escrita em parceria com Clóvis Pereira, é “Mourão”, considerada uma espécie de Hino do Movimento Armorial. A obra é caracterizada por seu caráter enérgico e pulsante, transmitindo a vitalidade e o colorido da música popular brasileira.

Atualmente, essa distância entre o clássico e o popular tem ficado cada vez menor. Diversos compositores brasileiros contemporâneos exploram constantemente a união entre os ritmos populares e os elementos da música de concerto, como é o caso do pernambucano Clóvis Pereira, que também será apresentado no programa.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Ouça o programa na íntegra clicando no player acima.

Criado em 21/06/2023 - 15:42

Mais do programa