Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Obras para violão de Francisco Mignone, no Música e Músicos do Brasil

O programa traz o CD “Francisco Mignone: Complete Original Works for Solo Guitar”, primeiro álbum solo do violonista Francisco Luz

Música e Músicos do Brasil

No AR em 20/08/2023 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (20) traz um programa especial para os amantes de violão, com o CD “Francisco Mignone: Complete Original Works for Solo Guitar”, primeiro álbum solo do violonista Francisco Luz. Lançado em janeiro de 2023, este álbum é o primeiro registro completo de algumas composições originais para violão de Francisco Mignone, abrangendo músicas inéditas ou pouco divulgadas até então.

Francisco Mignone foi um compositor versátil e fortemente influenciado pelo folclore e pelas formas e melodias populares brasileiras, além de ter escrito um conjunto notável de obras de excelência para o violão. Este CD, gravado pelo violonista Francisco Luz, revela toda a abrangência do repertório para este instrumento, explorando as suas múltiplas possibilidades sonoras. O álbum traz, na íntegra, os "Doze Estudos" e as "Doze Valsas", obras compostas na década de 1970, que apresentam grande complexidade em termos harmônicos e rítmicos, equilibrando conteúdo musical e desafio técnico.

Dedicado a promover a música clássica brasileira, Francisco Luz já gravou peças de mais de 20 compositores do seu país. Além de se destacar como solista, ele é membro do Brazilian Guitar Quartet, tendo se apresentado internacionalmente na série da Frick Collection, em Nova York. Sua colaboração frequente com orquestras e maestros brasileiros inclui participação na estreia nacional de "El Niño", de John Adams, e a apresentação do “Concierto Andaluz”, de Joaquín Rodrigo com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a maestrina Marin Alsop. E a atuação de Francisco Luz não se limita apenas aos palcos: junto ao “Duonovo”, ele oferece concertos didáticos em escolas públicas, e é autor do livro "Almanaque da Música Brasileira para Crianças". 

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 17/08/2023 - 18:31

Mais do programa