Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial 140 anos de Glauco Velásquez

Confira no programa, um pouco da sua história e principais obras do compositor ítalo-brasileiro

Música e Músicos do Brasil

No AR em 23/03/2024 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste sábado (23) celebra os 140 anos de nascimento do compositor ítalo-brasileiro Glauco Velásquez.

Glauco Velásquez nasceu em Nápoles (Itália), em 22 de março de 1884, e veio para o Brasil ainda jovem, trazendo consigo as tradições musicais de sua origem europeia. Filho do barítono português Eduardo Medina Ribas e da carioca Adelina Alambary, Glauco desde cedo teve intenso contato com a música, cantando em coros de igrejas napolitanas. Após mudar-se para o Rio de Janeiro, enfrentou desafios para formalizar sua educação musical até conseguir ingressar no Instituto Nacional de Música. Sob a orientação de renomados professores brasileiros e com o decisivo apoio de Francisco Braga, amigo da família e mentor, Velásquez despontou como compositor a partir de 1902, começando a deixar sua marca no cenário musical carioca com apenas 18 anos. Na fase mais madura de sua carreira, Velásquez se destacou ainda mais no cenário musical. Seu talento singular para fundir técnicas avançadas, como a politonalidade, com melodias intensamente expressivas, trouxe inovações que chamaram a atenção de personalidades nacionais e internacionais, como Luciano Gallet, Xavier Leroux e Darius Milhaud.

Apesar dos desafios impostos por sua luta contra a tuberculose, Velásquez continuou a compor uma grande variedade de gêneros musicais, que demonstravam grande versatilidade e profundidade. Essa época marcou a consolidação de um estilo único, desafiando as convenções e apontando para novas direções na música brasileira. Mesmo a sua vida tendo sida abruptamente interrompida aos 30 anos, o legado de Glauco Velásquez perdura até os dias de hoje. Sua música continua a inspirar músicos e admiradores, principalmente graças à fundação da Sociedade Glauco Velásquez e ao esforço contínuo de intérpretes para promover sua obra. A produção musical de Glauco Velásquez se distingue pela sua originalidade e pela busca de uma expressão musical autêntica.

Confira mais do Música e Músicos do Brasil neste sábado, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 20/03/2024 - 12:20 e atualizado em 23/03/2024 - 19:00 - Episódio Música e Músicos do Brasil (Glauco Velásquez) - (23/03/2024)

Mais do programa