Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História desvenda as origens do blues

Jornalista Alexandre Rocha conta a história do estilo musical a partir da escravidão norte-americana até a transição do blues rural para o blues urbano

Na Trilha da História

No AR em 24/06/2019 - 14:27

Nas próximas duas semanas, o Na Trilha da História dedica-se a contar a trajetória do blues. O entrevistado destes dois episódios é o jornalista e antropólogo Alexandre Rocha, apresentador do programa “Estilo Blues” na Rádio Verde Oliva FM, além de criador e professor do curso Talkin’ Blues - História & Som. No episódio desta semana, Alexandre fala das origens do estilo musical, nos campos de algodão dos Estados Unidos, no século XIX e início do século XX, até a transição do blues rural para o blues urbano.

Ouça no player acima.

Apresentadora Isabela Azevedo com o jornalista e antropólogo Alexandre Rocha durante a gravação do episódio

O pesquisador explicou que o blues nasceu no sul dos Estados Unidos, da mistura de influências africanas e europeias. Os campos de algodão são o berço do estilo musical. Lá, escravos africanos entoavam músicas de trabalho para embalar a colheita. Esses cantos mesclaram-se com a harmonia nos hinos religiosos e a estrutura das baladas europeias. Por volta de 1865, com o fim da guerra civil e a abolição da escravidão, até o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, os músicos negros foram progressivamente trocando o campo pelas cidades sulistas.

O curso Talkin’ Blues - História & Som está aberto para o público nestes meses de junho e julho de 2019. As aulas ocorrem no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 sul, aos sábados, das 15h às 18h, com uma apresentação de bandas de blues de Brasília em formato de pocket show em seguida. O site do curso informa que as inscrições terminaram, mas Alexandre explica que é possível conseguir uma vaga indo ao local das aulas no horário de início da palestra. Na semana que vem, Alexandre volta ao Na Trilha da História para falar da eletrificação do blues até a cena contemporânea do gênero musical.

Trilha Sonora

Confira a trilha sonora deste episódio: “Everyday I Have The Blues” (composição de Peter Chatman / interpretação de B.B. King) “St. Louis Blues” (composição de W.C. Handy / interpretação de Bessie Smith & Louis Armstrong); “John The Revelator” (composição e interpretação de Blind Willie Johnson); “Me And My Chauffeur Blues” (composição e interpretação de Memphis Minnie); “Let Me Play With Your Poodle” (composição de Sam Hawkins, Tampa Red e Hudson Whittaker / interpretação de Tampa Red); “My baby left me” ( composição e interpretação de Arthur 'Big Boy' Crudup); e “Caldonia” (composição de Fleecie Moore e interpretação de Louis Jordan).

Confira os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta-feira, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 24/06/2019 - 14:36 - Episódio Na Trilha da História - Trajetória do Blues - parte 1

Mais do programa