Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História homenageia Adoniran Barbosa

O episódio desta semana traz a entrevista com o cineasta Pedro Serrano, diretor do documentário “Adoniran – Meu nome é João Rubinato”

Na Trilha da História

No AR em 05/02/2020 - 12:51

O Na Trilha da História desta semana narra a trajetória de Adoniran Barbosa, o sambista que registrou em canções o jeito simples de falar do paulistano e as rápidas transformações da maior cidade brasileira durante o século XX. O entrevistado é o cineasta Pedro Serrano, diretor do documentário “Adoniran – Meu nome é João Rubinato”, que está em cartaz nos cinemas.

Ouça no player acima.

Cartaz do documentário "Adoniran - Meu nome é João Rubinato"


Durante o programa, Pedro detalha as etapas da carreira de Adoniran, além de aspectos da vida pessoal do sambista. O cineasta também é autor de do curta-metragem “Dá licença de contar”, uma narrativa ficcional centrada na letra da música “Saudosa Maloca”.

Cineasta Pedro Serrano, diretor do documentário "Adoniran - Meu nome é João Rubinato""

 

Confira o trailer do documentário:

 

Trilha Sonora

Confira a lista das músicas deste episódio: “Samba do Arnesto” (composição e interpretação de Adoniran Barbosa); “Saudosa Maloca” (composição de Adoniran Barbosa e interpretação dos Demônios da Garoa); “Tiro ao álvaro” (composição de Adoniran Barbosa e Osvaldo Moles / interpretação de Adoniran Barbosa e Elis Regina); “Iracema” (composição de Adoniran Barbosa / interpretação de Adoniran Barbosa e Clara Nunes); “Despejo na favela” (composição de Adoniran Barbosa / interpretação de Adoniran Barbosa e Gonzaguinha); e “Trem das Onze” (composição de Adoniran Barbosa e interpretação dos Demônios da Garoa).

 

Conheça o Na Trilha da História:

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

 

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

 

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 05/02/2020 - 13:21 - Episódio Na Trilha da História - Adoniran Barbosa

Mais do programa