Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História investiga mágoas entre Brasil e Portugal

Para o filósofo José Mauricio de Carvalho, as questões entre os dois países devem ser contextualizadas do ponto de vista histórico

O programa desta terça-feira (3) foi inspirado no Projeto Nossas Desculpas, uma proposta de perdão mútuo da parte do Brasil e de Portugal, por injustiças cometidas pelos dois países, ao longo da História.

A iniciativa é de ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro e contou com o embasamento histórico do  filósofo José Mauricio de Carvalho, pós-doutor em História das Ideias pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

"A ideia é essa, de você reaproximar. Mas eu entendo sempre que os desaforos são mútuos, pois se você contar essa revolta da Inconfidência Mineira, mais a Revolta dos Alfaiates, mais a Revolução Pernambucana e etc, a nossa História foi um conjunto de reações violentas contra as autoridades portuguesas também", analisa o pesquisador.

José Mauricio comentou alguns fatos históricos que geraram - e podem gerar até hoje, uma certa mágoa, entre brasileiros e portugueses. Um exemplo é a exploração das nossas minas de ouro por parte dos colonizadores. Para o filósofo, no entanto, a ideia de que Portugal levou nossas riquezas deve ser relativizada. Ele acredita que essas questões devem ser contextualizadas, do ponto de vista histórico.

Bandeira de Portugal (Castelo dos Mouros, Sintra, Portugal)

 

Trilha Sonora
Este episódio apresenta músicas brasileiras e portuguesas que tem como tema o perdão: "É preciso perdoar" (composição de Carlos Coquejo e Alcivando Luz, interpretação de João Gilberto); "Fado do Perdão", (composição de André Sardet, na voz da cantora Cuca Roseta);"Perdoa" (Composição e interpretação de Paulinho da Viola); "Fado do Perdão" (composição de Jorge Fernando e José Pereira, interpretação de Ana Moura); “Contrato de Separação” (composição de Dominguinhos e Anastásia, na interpretação de Nana Caymmi e Carminho).

Confira aqui os horários do programa completo
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz
Domingo, 23h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz (em rede com a Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz)
Sábado, 7h e Domingo, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHZ

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br

 

REPETIDO-Na Trilha da História investiga as origens da miscigenação brasileira

Criado em 03/01/2017 - 14:41 e atualizado em 11/01/2017 - 20:51

Mais do programa