Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História conta as origens do carnaval

Nesta semana, o historiador André Diniz lembra as primeiras formas da folia até chegar às escolas de samba

O Na Trilha da História cai na folia e conta as origens do carnaval moderno. O convidado desta semana é o historiador André Diniz, autor do livro "O Almanaque do Carnaval". Ele traça a trajetória da festa, a partir da criação do período de quaresma, pela Igreja Católica, passando pelas primeiras formas de brincar o Carnaval no Brasil até chegar às escolas de samba.

O historiador destacou, por exemplo, o papel da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga para a criação de um estilo musical tipicamente carnavalesco. "A Chiquinha acompanha da casa dela o compasso dos desfiles do carnaval e compõe o que vai ser chamado de marchinha, em 1889. "Ô Abre alas" foi a primeira música composta para o carnaval. Antes, tocava-se de tudo no Carnaval. Você podia ouvir uma ópera, uma polca, uma quadrilha... Com "Ô Abre Alas", em 1889, e com "Pelo Telefone", em 1917, você começa uma produção específica para o carnaval", explicou.

Trilha Sonora
O episódio desta semana traz as seguintes músicas: "Noite dos mascarados" (composição de Chico Buarque, interpretação de Chico Buarque e "Os 3 Morais"); "Marcha da Quarta-feira de Cinzas" (composição de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, interpretação de Nara Leão); "Pelo Telefone" (Composição de Donga e interpretação de Martinho da Vila); "Com que roupa eu vou" (composição de Noel Rosa, interpretação de Zeca Pagodinho e Caetano Veloso); "Samba do crioulo doido" (composição de Sérgio Porto e Stanislaw Ponte Preta, interpretação de Demônios da Garoa); "Vale do São Francisco" (composição de Cartola e Carlos Chachaça, interpretação de Cartola).

Confira aqui os horários do programa
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz
Sábado, 7h e Domingo, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHz

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 19/02/2017 - 20:49 e atualizado em 20/02/2017 - 10:44

Mais do programa