Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tradição do arco e flecha no Amazonas é relatada em livro

Autor falou sobre os pilares da obra e a experiência de visitar as comunidades indígenas ao longo desse processo

Nacional Jovem

No AR em 11/08/2017 - 09:14

O programa Nacional Jovem conversou com o jornalista e um dos autores do livro “Retratos Culturais do Arco e Flecha no Amazonas: uma ponte entre a tradição e a modernidade”, Sérgio Adeodato, que falou sobre o livro e a experiência de visitar as comunidades indígenas ao longo desse processo.

A obra é de autoria de Virgílio Viana e Sérgio Adeodato, e fruto de uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Ela destaca a conexão dos povos tradicionais do Amazonas das etnias Baniwa, Kambeba e Karapãna com a modernidade, por meio de uma imersão em comunidades indígenas do Rio Negro.

De acordo com Adeodato, o livro foi desenvolvido diante de dois pilares fundamentais. "Um histórico, que é a dívida que nós temos com as populações indígenas pela devastação de várias etnias ao longo de todo processo  de ocupação do continente. O outro lado, que é mais prático, foi identificar potenciais atletas indígenas que pudessem aprimorar suas habilidades no arco e flecha para serem atletas de alto desempenho em competições internacionais, inclusive nas Olimpíadas", destacou.

Confira a entrevista:

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local), na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 11/08/2017 - 09:33

Mais do programa