Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professores escrevem livros em línguas indígenas

Docentes indígenas escrevem livros de literatura que atendem as diferenças do seu povo.

Nacional Jovem

No AR em 20/02/2019 - 14:06

O Nacional Jovem conversou com a coordenadora da Educação Escolar Indígena do Município de Dourados (Mato Grosso do Sul), Teodora de Sousa, sobre professores indígenas que escrevem livros de literatura nas línguas guarani e terena. 

Ouça no player abaixo:


O projeto surgiu com a reivindicação de educadores indígenas do Brasil, a fim de atender as especificidades e diferenças do povo. Desde 2013, a ideia é desenvolvida pela Universidade Federal de Dourados. Ao todo, são três livros publicados e mais nove em processo de diagramação. Segundo Teodora, não apenas a língua, mas também o conteúdo dos livros se adapta à realidade deles. 

 

"É uma demanda mesmo da comunidade, de ter um material específico produzido por nós, para poder utilizar também como material didático", declarou.

 

A coordenadora afirmou que procura meios de divulgação para que os livros e a cultura de seu povo cheguem à toda população de Dourados.

Os livros também têm tradução para o português.

 O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

Criado em 20/02/2019 - 15:53

Mais do programa