Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Segundo pesquisa, Brasil lidera ranking de agressões contra docentes

Na entrevista à Ediléia Martins, psicanalista comenta que esse debate deve ser de todos não só do professor

Nacional Jovem

No AR em 18/10/2019 - 16:00

Na semana dos professores, o Nacional Jovem falou sobre a violência em sala de aula. Segundo dados de uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil lidera o ranking de agressões contra docentes. Para debater essa questão, Ediléia Martins conversou com o psicanalista Flávio Calile.

Ouça no player abaixo:


"O professor sofre muito com a violência, com calúnia, com difamação, até às vezes xingamento. A própria pressão do ambiente de trabalho é uma violência contra ele. Entre os alunos mais jovens, nós temos aqueles que xingam o professor, aluno que pressiona ele por conta de nota. Então, é essa pressão moral mesmo, essa violência moral que os professores sofrem em sala de aula. E quando o professor não cede a essas questões ele acaba sofrendo violência física", opinou.

 

De  acordo com o profissional, é preciso ver o que ocorre na família desses jovens.

 

"Eu penso que a violência na escola é fruto da violência de casa. É a criança, o adolescente que vê o desrespeito entre os pais. Acho que essa conversa com os pais e com esse aluno, responsabilizando-o por atos pequenos, pode ajudar na prevenção dessa violência", complementou.

 

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 21/10/2019 - 14:33 e atualizado em 21/10/2019 - 14:32

Mais do programa