Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudante de Roraima vive experiência de ser senador por uma semana

Matheus Barbosa foi um dos selecionados em 2019 no programa do Senado Federal

Nacional Jovem

No AR em 16/12/2019 - 16:00

O Nacional Jovem desta segunda-feira (16) conversou com o jovem roraimense Matheus Barbosa, vencedor do concurso estadual “Jovem Senador” ocorrido em Brasília no final de novembro. Estudante da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, ele pôde vivenciar, durante uma semana, a rotina diária dos parlamentares. Com visitas ao Palácio do Planalto, eles criam também projetos de lei e conhecem mais o funcionamento da Casa. 

Entre os pré-requisitos do Programa Jovem Senador está a exigência de que o participante tenha, no máximo, 19 anos, e esteja regularmente matriculado no no ensino médio regular ou técnico. Ao todo, são 27 jovens escolhidos por meio de uma redação em todo o estado. O jovem senador venceu o concurso em Roraima com a redação “Orçamento público: linha tênue entre progresso e retrocesso”. 

Pensando em entrar pra política, Matheus já participou de um projeto semelhante ao Jovem Senador realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima. Na entrevista, ele conta mais sobre outros protagonismos, inclusive, com ações em sua comunidade.

"Tendo esse contato com a política, nós como jovens, até quando estivermos maiores e mais velhos vamos ter um entendimento maior, vamos saber buscar mais nossos direitos. Vamos ser futuros políticos também. Infelizmente, sabemos que, no Brasil, temos muitos pessoas que estão lá que não estão preparadas para estar lá. Mas quem sabe com essa educação, consigamos ter um Brasil melhor, mais honesto, mais justo e que o jovem seja ouvido de fato", acredita ele. 

Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 16/12/2019 - 17:41 e atualizado em 16/12/2019 - 17:40

Mais do programa