Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor de Astronomia da UFRJ fala sobre a escolha dos nomes Tupi e Guarani para um exoplaneta e sua estrela

Alguns dos 15 nomes pré-selecionados pelo Brasil eram arara, sabiá, capitu e bentinho, dandara, zumbi e saci

Nacional Jovem

No AR em 09/01/2020 - 16:00

Hoje (9) é Dia do Astronauta e para celebrar a data Ediléia Martins conversou com Thiago Signorini, professor de Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador de Imprensa da Sociedade Astronômica Brasileira. No bate-papo ele falou sobre uma iniciativa da União Astronômica Internacional que permitiu que um exoplaneta e uma estrela fossem batizados por brasileiros, com os nomes Guarani e Tupi.

"A ideia da iniciativa da União Astronômica foi tentar envolver o público na ciência. Afinal, a ciência de descoberta de planetas é um campo muito ativo da pesquisa astronômica. E tentar também fazer uma relação com a cultura de vários países. Cada um deles escolhendo o seu próprio nome e nós tivemos sorte de também participar dessa iniciativa", conta o professor.

A União Astronômica montou comitês em cada país, explica o professor. O Comitê no Brasil foi coordenado também por um professor da UFRJ e foi uma equipe de brasileiros que abriu essa eleição. "funcionou em duas etapas. Nós selecionamos os 15 nomes que apareciam mais apropriados que passaram por um voto popular. A gente ficou muito contente com a participação do público e com a criatividade no uso de nomes", comemora.

De acordo com ele, a ideia do concurso é exatamente essa união. "É interessante notar que vários países aqui da América do Sul escolheram exatamente nomes indígenas. O Paraguai, por exemplo, usou o nome Tupã.", lembra o pesquisador.

Mas afinal de contas, o que é um exoplaneta? Qual a distância do exo Guarani para a Terra? Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 09/01/2020 - 17:05 e atualizado em 09/01/2020 - 17:04

Mais do programa