Com o intuito de proporcionar aos alunos do ensino médio um amadurecimento textual, tanto em relação ao uso da norma culta da língua quanto às técnicas de argumentação, o Colégio Mary Word em São Paulo, incluiu em sua grade curricular a disciplina “Leitura e Letramento” que utiliza o Facebook como plataforma de discussão e aprofundamento de temas diversos. E para saber mais sobre como a escola aplica essa ferramenta em prol dos estudantes, o programa Nacional Jovem conversou com a professora responsável pela disciplina, Elaine Silva.
Confira também: Encontro com o Escritor traz Leo Cunha, autor de quase 50 livros infantis
Segundo a professora, o projeto de letramento busca melhorar a performance de leitura e escrita dos alunos por meio de temas a serem debatidos via Facebook. A professora destaca, ainda, que as discussões propostas podem ser trabalhadas tanto no laboratório da escola quanto na casa dos estudantes.
A docente, ainda, acrescenta que, para ela, a parte mais especial deste processo é perceber como os estudantes se envolvem nas atividades. “Os alunos enriquecem as discussões, e acrescentam links de assuntos relacionados, o que agrega mais conhecimento aos grupos, e desenvolve uma capacidade argumentativa maior necessária para produção de textos dissertativos, exigidos nas redações dos principais vestibulares do país”, constata Elaine.
Confira a íntegra da entrevista!!!! O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.