Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudante da Universidade de Brasília cria projeto que critica racismo

Objetivo principal é alertar as pessoas brancas como elas depreciam as

Um projeto criado por uma estudante da Universidade de Brasília (UnB) com o objetivo de debater o racismo na universidade foi tema de um papo cabeça que rolou no programa Nacional Jovem, na quinta-feira (30).

A autora do projeto, Lorena Monique, 21 anos, cursa Ciências Sociais e diz que, motivada por um trabalho da disciplina Antropologia Visual, criou um tumblr, uma espécie de micro blog, chamado de "Ah, branco, dá um tempo", como forma de denunciar as diversas formas de atos velados de racismo em nosso país. O blog publica fotos de estudantes negros da UnB com cartazes com frases racistas que eles ouvem frequentemente.

Segundo Lorena, a proposta do projeto era dizer às pessoas que não são negras como elas depreciam as pessoas negras, “como se ser negro fosse uma coisa negativa no Brasil”, enfatiza a jovem.

 

Lorena relata ainda que a ideia de produzir este trabalho nasceu após conhecer um projeto chamado "I, Too, Am Harvard" ("Eu também sou Harvard"), desenvolvido por alunos negros da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Para ela, descobrir que a melhor universidade do mundo estava denunciando racismo significava que algo parecido precisava ser feito por nós brasileiros.

 

A estudante também ressalta a satisfação em ver o trabalho reconhecido. “É muito gratificante ser reconhecida por abordar um assunto que desde a infância sempre me assombrou”. Ela ainda salienta: “Não quero uma guerra racial, não quero separar brancos e negros, quero que as pessoas brancas repensem o modo como elas se direcionam aos negros".

 

Outro ponto destacado no bate papo foi em relação às cotas raciais, uma vez que o projeto também tinha a missão de focar no assunto. “Como a UnB foi precursora nas questões das cotas raciais, quis levantar esta bandeira. Muita gente vê o cotista como o “coitadismo” e não percebe que nós negros nos esforçamos muito”, acrescenta.

 

Para concluir, Lorena convida as universidades de todo o país a reproduzirem atos como os praticados em seu blog no dia 13 de maio, em ocasião do dia da abolição da escravatura no Brasil, como forma de denunciar e convocar as pessoas a refletirem sobre o verdadeiro sentindo da data.

 

A íntegra da entrevista está disponível no player acima.


 
Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 30/04/2015 - 23:32 e atualizado em 01/05/2015 - 16:09

Mais do programa