Nessa tarde de segunda-feira(13), para celebrar o dia do jovem, o programa convidou Gilberto Vieira, um jovem de atitude, que atua como produtor cultural e coordenador do projeto Guia Cultural de Favelas, um mapa colaborativo de visualização de dados sobre práticas culturais de favelas do Rio de Janeiro desenvolvido pelo Observatório de Favelas, uma organização social de pesquisa dedicada à produção do conhecimento.
Gilberto nos contou que o Guia Cultural de Favelas é uma ferramenta de busca e de divulgação de roteiros culturais. Para ele, estar a frente de projetos como esse é muito gratificante, apesar das lutas exigidas, que levam anos para serem concretizadas.
O produtor cultural ainda destaca que seu objetivo principal com o projeto é proporcionar aos outros jovens a oportunidade de terem acesso a espaços culturais. “Eu luto para conquistar ao jovem desprovido financeiramente o direito a adquirir cultura e conhecimento”, afirma o entrevistado.
Atualmente, o projeto tem mapeado apenas os pontos do Rio de Janeiro, mas o coordenador explica que a intenção é que produtores de todo o país participem incluindo pontos culturais ainda desconhecidos.
E como jovem, Gilberto espera que nesse dia, os jovens de todo o país sejam persistentes. “Que os jovens não desistam, que eles entendam que é preciso participar das decisões para transformar o nosso Brasil, sejam elas políticas ou sociais.” destaca o rapaz.
Confira a íntegra da entrevista!
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.