Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

CGU promove concurso de desenho e redação sobre pequenas corrupções

Escolas de todo o país já podem mandar os seus desenhos e redações

A Controladoria Geral da União (CGU) promove a 7ª edição do Concurso de Desenho e Redação, com o tema “Pequenas Corrupções – Diga não”. Sobre o assunto, o programa Nacional Jovem, desta quarta-feira(13), conversou com coordenador-geral de Cooperação Federativa e Controle Social, Edward Borba.

 


Segundo o coordenador, o concurso é resultado da preocupação da CGU em estar perto da sociedade, e estimular uma cultura de educação ética e participativa dos cidadãos.Ele conta que a cada ano a CGU procura escolher temas que têm ligação com o aspecto da cidadania. Este ano o tema foi inspirado em uma campanha criada pelo órgão no ano passado.

 

Para Edward Borba, a corrupção ainda é um tema difícil de ser debatido nas escolas. "A proposta do tema para o concurso deste ano é estimular professores a trabalharem em sala de aula sobre pequenas corrupções que acomete a nossa sociedade, como: furar fila, colar na prova, falsificar trabalhos acadêmicos, roubar TV a cabo. Que são atos do cotidiano que sem perceber desrespeita o próximo e coloca o interesse pessoal de encontro ao interesse coletivo", explica.

 

Segundo o coordenador, essas pequenas corrupções devem ser desenvolvidas de forma clara com os alunos, para que eles entendam que as pequenas corrupções que acontecem no dia a dia podem virar grandes corrupções, se a cultura for mantida.

 


Todos os estudantes do ensino público ou particular e de diferentes idades podem participar. Na categoria de desenho, participam estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Já os alunos do ensino fundamental e médio concorrerão em três categorias: redação I, redação II e redação III. E há ainda a categoria "Escola Cidadã" que tem intuito de valorizar no âmbito escolar o melhor trabalho de disseminação do tema.

 


Para participar as escolas devem se inscrever no Portalzinho da Criança Cidadã, e escolher e enviar dentro do prazo os melhores desenhos e as melhores redações de cada série. As inscrições vão até o dia 30 de junho.

 

A íntegra da entrevista está disponível no player acima.

 

Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 13/05/2015 - 21:18 e atualizado em 13/05/2015 - 18:13

Mais do programa