Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saúde da mulher: descoberta sexual

O Nacional Jovem dessa sexta-feira (26) fala sobre sexualidade

A psicóloga e sexóloga Luisa Miranda foi a entrevistada dessa sexta-feira (26) no especial Saúde da Mulher realizado pelo programa Nacional Jovem. Luisa falou sobre tabus como masturbação feminina e liberdade sexual das mulheres.“A descoberta sexual da menina é difícil” conta Luisa. A sexóloga fala que pelo fato de o Brasil ainda ser um país machista, não se tem a cultura de se conversar abertamente com as meninas sobre sexo.

 

Por outro lado, de acordo com Luisa, mídias como a televisão e a internet incentivam muito a se falar sobre o assunto. Dessa forma, a sexóloga conta que quando a filha ou o filho não encontram instrução com os pais, eles buscam em lugares em que se aprende de forma inadequada, como em sites de pornografia.

 

A sexóloga diz ainda que é comum falar que os meninos são garanhões tomados por liberdade sexual e as meninas são princesas podadas e cheias de limitações, “isso não é saudável”, afirma.

 

A falta de orientação prejudica a descoberta sobre o próprio corpo. De acordo com a sexóloga, os jovens se descobrem sexualmente muito cedo e inclusive a masturbação masculina é algo naturalizado. Contudo, as meninas são sempre orientadas a não se tocarem a terem a noção de o que fazem é errado.Isso influencia inclusive na dificuldade de muitas mulheres de chegarem ao orgasmo na idade adulta.

 

"Como a menina é desde cedo podada e portanto não conhece o próprio corpo, do que gosta ou deixa de gostar, quando cresce também tem dificuldades de ter prazer. Cada indivíduo possui uma sexualidade”, explica a sexóloga de que o orgasmo não tem receita, depende apenas do autoconhecimento.

 

“A mulher tem que se empoderar”, conclui Luisa. A sexóloga afirma que é saudável se autoconhecer tanto para ter prazer no sexo como também para dizer não quando não quiser transar.

 

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site da Rádios EBC



Saúde da mulher: métodos anticoncepcionais

Criado em 26/06/2015 - 21:09 e atualizado em 29/06/2015 - 16:00

Mais do programa