Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Apenas 15% dos alunos de cursos de computação são mulheres

Nacional jovem conversou com Iana Chan, responsável pelo Projeto

Vocês já observaram que existem poucas mulheres envolvidas em áreas de exatas? Bem, este foi o questionamento que norteou o bate-papo do Programa Nacional Jovem desta quinta-feira (10), A entrevistada foi Iana Chan, responsável pelo Projeto Programaria, que tem por objetivo inspirar e formar programadoras.

 

Para Iana as mulheres sofrem pela falta de representatividade nos cursos relacionados a computação, e aproveita para nos contextualiza sobre a situação das mulheres nessa área.

 

Segundo a programadora, os últimos dados divulgados pelo Ministério da Educação – MEC, destaca que em 2013, só haviam 15% de meninas nestes cursos, o que acaba se refletindo no mercado de trabalho. Por isso, com base nessa percepção, de que há poucas mulheres nas áreas de exatas,  surgiu o Programaria.

 

O Programaria é uma iniciativa para empoderar meninas e mulheres por meio da tecnologia e a programação. Inspirando-as e mostrando-as o que é programação; discutindo o papel das empresas e da sociedade para incluir mais mulheres nessas áreas; e ofertando aprendizagem on-line e offline.

 

A entrevistada destaca que muitos pensam que cursos de exatas não são lugares para mulheres, e que para vencermos este senso comum é preciso estimularmos as crianças desde cedo. “Ao darmos para a menina uma boneca pra brincar, e para o menino um vídeo game ou um robô, estimulamos habilidades diferentes,  e serão essas habilidades que, com certeza, vão interferir nos cursos que essas crianças vão escolher na frente” diz Iana.

 

Confira na integra no player acima.


 
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site da Rádios EBC



Criado em 10/03/2016 - 20:58 e atualizado em 10/03/2016 - 19:43

Mais do programa