O Programa Nacional Jovem conversa com a juíza titular do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Tribunal de Justiça de Roraima, Maria Aparecida Cury, sobre o Maria vai a Escola.
O projeto é uma parceria com a prefeitura do município de Boa Vista (RO) e busca sistematizar o conhecimento em torno das questões que levam as resoluções de conflitos de violência. O projeto é divido em 10 aulas e busca colocar o estudante dentro do seu contexto familiar, e aborda temas como o papel do homem e da mulher na sociedade, igualdade de direitos humanos, violência doméstica e a Lei Maria da Penha.
O encerramento inclui entrega de certificado, para que os jovens compreendam a importância do projeto. A juíza Maria Aparecida disse que a capacitação dos jovens e educadores leva a uma reflexão sobre os conflitos familiares e sociais. “Esse projeto visa desconstituir essa ideia, essa cultura da violência, do machismo e da desigualdade de gênero que existe na nossa sociedade”, explica.
Atualmente o projeto é realizado em Boa Vista mas pretende se estender para escolas de outros municípios, em busca da conscientização de jovens e educadores sobre a desmistificação da violência familiar.
Ouça a entrevista na íntegra, clicando no player acima.
O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Rádio Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.