Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadora fala sobre impactos do vazamento de óleo no litoral nordestino

Arquipélago de Abrolhos, primeiro parque nacional marinho do país, foi atingido pelos fragmentos de óleo oriundos de extração de petróleo neste sábado (2/11)

Natureza Viva

No AR em 03/11/2019 - 10:26

Vestígios e fragmentos de óleo oriundos de extração de petróleo foram encontrados na região do arquipélago de Abrolhos, na Bahia, neste sábado, 2 de novembro. A Marinha afirma que os fragmentos estão sendo retirados e a mancha está sendo monitorada por grupo composto pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os resíduos foram detectados próximos à Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que compõe o arquipélago de Abrolhos, e a Ponta da Baleia, localizada no município de Caravelas.

A região de Abrolhos abriga o primeiro parque nacional marinho do país e uma das maiores biodiversidades do país, corais, além de ser berçário da baleia Jubarte. Confira o depoimento da Dra. Idê Gomes Dantas Gurgel, médica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre (1998) e doutora (2007) em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães / Fundação Oswaldo Cruz-(Fiocruz) e pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva da Fiocruz, em Pernambuco.

A médica fala sobre os riscos à saúde, causados pelo vazamento de óleo no litoral nordestino, e explica sobre os impactos deste crime ambiental na vida da população e no ecossistema.

"Eles podem causar intoxicação, seja pela respiração, seja pelo contato com a pele, ou até pela ingestão de alimentos que contenham esse produto", comenta a doutora.

Com informações da Agência Brasil. 

Criado em 03/11/2019 - 10:48

Mais do programa