Vestígios e fragmentos de óleo oriundos de extração de petróleo foram encontrados na região do arquipélago de Abrolhos, na Bahia, neste sábado, 2 de novembro. A Marinha afirma que os fragmentos estão sendo retirados e a mancha está sendo monitorada por grupo composto pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os resíduos foram detectados próximos à Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que compõe o arquipélago de Abrolhos, e a Ponta da Baleia, localizada no município de Caravelas.
A região de Abrolhos abriga o primeiro parque nacional marinho do país e uma das maiores biodiversidades do país, corais, além de ser berçário da baleia Jubarte. Confira o depoimento da Dra. Idê Gomes Dantas Gurgel, médica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre (1998) e doutora (2007) em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães / Fundação Oswaldo Cruz-(Fiocruz) e pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva da Fiocruz, em Pernambuco.
A médica fala sobre os riscos à saúde, causados pelo vazamento de óleo no litoral nordestino, e explica sobre os impactos deste crime ambiental na vida da população e no ecossistema.
"Eles podem causar intoxicação, seja pela respiração, seja pelo contato com a pele, ou até pela ingestão de alimentos que contenham esse produto", comenta a doutora.
Com informações da Agência Brasil.