Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Dia Mundial do Consumidor, pesquisador fala sobre os impactos da cadeia produtiva de carne bovina

Estudo inédito "Do prato ao pasto", apresentado pelo Instituto Escolhas, aborda os impactos econômicos e ambientais na cadeia produtiva da carne bovina.

Natureza Viva

No AR em 16/03/2020 - 14:27

Natureza Viva comemorou do Dia Mundial do Consumidor conversando com o criador e diretor do Instituto Escolhas, Sérgio Leitão, sobre o estudo "Do prato ao pasto". A pesquisa aborda os impactos econômicos e ambientais na cadeia produtiva da carne bovina.

Com uma abordagem que acompanhou a trajetória do gado do nascimento do bezerro até a mesa do consumidor, Sérgio Leitão traduziu em números a pegada de carbono no quilo da carne bovina ao analisar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o consumo de água no processo de produção.  

Sérgio afirma que o estudo propicia reflexão sobre os impactos do consumo de carne bovina e sobre os subsídios públicos envolvidos nesse processo. "Se eu estou consumindo carne, eu preciso saber que 10% do preço dessa carne está sendo bancada por subsídios público, então a gente precisa perguntar o que estar sendo feito como o nosso dinheiro...isto é um ato de cidadania", conclui Sérgio. 

Ouça a entrevista completa no player:

Criado em 16/03/2020 - 14:41

Mais do programa