Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Tabuleiro do Brasil tem programação especial no período junino

Programa entra no clima das festas juninas com quadro de entrevistas

No Tabuleiro do Brasil entra no clima das festas juninas já a partir desta quinta-feira, 26 de maio, e traz diariamente até o fim de junho o quadro 'A Casa do Rei, do Rei do Baião' de entrevistas com grandes nomes da arte e das músicas regionais que embalam as festas populares por todo o Brasil. O quadro, veiculado há 12 anos no programa, homenageia o rei do baião, Luiz Gonzaga, e recebe diversos artistas em entrevistas bem musicais.

 

O quadro 'A Casa do Rei, do Rei do Baião' entra no ar às 5h da manhã, e veja os entrevistados:

 

- 26 até 30/05 - entrevista com Xico Bizerra - poeta e compositor, nascido na serra do Crato e radicado em Recife, sua arte tem influência da natureza agreste do sertão e da obra de Luiz Gonzaga. Seu projeto Forroboxote alcançou a décima edição, e nos 15 anos de duração já contou com a participação de artistas consagrados, tais como Silvério Pessoa, Xangai, Elba Ramalho, Bia Marinho, Irah Caldeira, Cristina Amaral, Geraldo Maia, Maciel Melo, Quinteto Violado, Trio Nordestino, entre outros.

 

- 31/5 até 03/6 - entrevistas com Israel Filho e Maria Dapaz - Israel Filho, cantor e compositor, nascido no "país de Caruaru". Primeiro pernambucano a conquistar o Prêmio Sharp de Música, em 1990. Canta a música regional brasileira, tendo como principal destaque de sua carreira a canção "Ai que saudade d'ocê", de Vital Farias. Maria Dapaz, compositora, instrumentista e intérprete, nasceu em Jaboatão dos Guararapes/PE e se criou na cidade de Afogados da Ingazeira no sertão pernambucano. Gravou 16 discos e foi indicada ao Grammy Latino em 2004, com o CD "Vida de Viajante". Sua composição "Brincar de ser feliz" ficou conhecida em todo o Brasil nas vozes de Chitãozinho e Xororó, tema da novela "Pedra sobre Pedra".

 

- 08/6 até 10/06 - entrevistas com Joquinha Gonzaga e Biliu de Campina - Joquinha é o herdeiro cultural da família Gonzaga. Sobrinho de Luiz e neto de Januário, aprendeu com eles o oito baixos. Seu tio o considerava junto com Dominguinhos um dos melhores sanfoneiros do país. Joquinha já gravou nove CDs e tem carreira de sucesso nacional e internacional, tendo tocado inclusive na Europa e nos Estados Unidos. Biliu de Campina é cantor, compositor e advogado. Largou o direito pela carreira musical, defendendo sempre o forró de raíz e criticando sub-gêneros mais modernos do forró. Biliu é considerado patrimônio cultural de sua cidade, Campina Grande.

 

- 11/06 até 15/06 - entrevistas com Maciel Melo e Irah Caldeira (à partir dos dia 13) - O poeta, cantor e forrozeiro Maciel Melo é um sertanejo da gema. Nasceu em Iguaraci, interior de Pernambuco, mas hoje leva o seu forró pé-de-serra pra todo o Nordeste e o Brasil. Lançou seu primeiro disco em 1989 e já gravou com grandes nomes do forró como Xangai, Jackson antunes, Sivuca e Dominguinhos. Maciel é o compositor do grande sucesso Caboclo Sonhador, que fez quando morava em São Paulo. Atualmente Maciel participa da novela Velho Chico da TV Globo. Irah Caldeira é mineira de nascimento, mas pernambucada de coração. Sua voz doce e fluida já cantou os sucessos de nomes como Alceu Valença, Nando Cordel, Maciel Melo, Xico Bizerra e outros ao longo dos seus mais de 15 anos de carreira e 12 CDs gravados.

 

- 16/06 - entrevista com Chico Salles e a música do seu grupo Chabocão - Chico Salles é cantor e compositor. Nascido em São Francisco do Chabocão, na Paraíba, Chico veio para o Rio de Janeiro na década de 70. Na cidade suas composições ganharam voz e circularam em rodas de samba e blocos carnavalescos mas também nos círculos de forró e baião. Só na década de 90 subiu ao palco para cantar suas próprias músicas e não parou mais, gravando posteriormente 5 CDs. Chico carrega a cultura do nordeste também na literatura de cordel, sendo autor de livros premiados e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. No programa Chico Salles também canta com sua banda Chabocão um genuíno  forró pé-de-serra gravado ao vivo nos estúdios da EBC.

 

- 17/06 até 20/06 entrevista com Eliezer Setton - Alagoano, Eliezer é cantor e compositor eclético da música nordestina. Xote, baião ou pé-de-serra suas músicas fizeram sucessos em muitos festivais, sendo inclusive duas vezes consecutivas finalista do festival Canta Nordeste. Suas composições estão presentes em seus 7 CDs lançados e também nas vozes de outros intépretes como Elba Ramalho, Dominguinhos, Marinês, Alcymar Monteiro, Waldonys, Mastruz com Leite, Zino, Rabo-de-Saia, Forró Brucelose, Conexão Forró, Os Três do Nordeste, Tião Marcolino e Novinho da Paraíba.

 

- 28/06 entrevista com Fátima Marcolino, filha de Zé Marcolino - Fátima é filha do poeta e compositor paraibano radicano em Pernambuco Zé Marcolino. Zé passou de fã a parceiro de Luís Gonzaga ainda na década de 60. Sua parceria com o Rei do Baião foi muito produtiva e rendeu sucessos como "Caboclo Nordestino", "Matuto Aperreado" e "Numa Sala de Reboco".

 

Geraldo do Norte apresenta No Tabuleiro do Brasil diariamente às 3h da manhã.



Criado em 24/05/2016 - 20:19 e atualizado em 24/06/2016 - 15:17