Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"I Pagliacci", de Leoncavallo, é o destaque do Ópera Completa

Programa faz especial “100 anos sem Ruggero Leoncavallo” e apresenta a sua ópera mais conhecida: I Pagliacci, além da ópera “Cavaleria Rusticana”, de Pietro Mascagni

Ópera Completa

No AR em 11/08/2019 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (11) homenageia o compositor italiano Ruggero Leoncavallo, cujo centenário de morte ocorreu no último dia 9 de agosto, e apresenta a sua ópera mais conhecida “I Pagliacci”. E como já é de costume, antes de I Pagliacci, confira também a ópera “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni.

Ouça a MEC FM:

As óperas “I Pagliacci”, de Leoncavallo, e “Cavalleria Rusticana”, de Mascagni, ambas classificadas como tragédia, são tradicionalmente executadas juntas, principalmente devido à curta duração e à semelhança no estilo. Essa tradição teve início depois que as duas óperas foram encenadas juntas em 1893 no Metropolitan Opera House, de Nova Iorque.

Considerado como um dos melhores libretos já escritos, a história em um ato de Cavalleria Rusticana, de Mascagni, foi escrita por Giovanni Targioni-Tozzetti e de Guido Menasci, que se basearam na novela homônima de Giovanni Verga. Pietro Mascagni tinha apenas 26 anos quando compôs a música de Cavalleria Rusticana para um concurso de composição. A ópera estreou no Teatro Costanzi, em Roma, em 17 de maio de 1890, e foi, sem dúvida, o maior sucesso do compositor. Com “Cavalleria Rusticana”, Mascagni se tornou um dos maiores representantes do verismo, ou seja, do realismo em música na Itália.

Assim como Mascagni, Ruggero Leoncavallo, o homenageado do programa, é considerado um dos maiores expoentes do verismo italiano. Ele é autor de cerca de 20 óperas e operetas, sendo um dos compositores mais importantes do gênero. Composta por dois atos, a ópera “I Pagliacci”, possui libreto do próprio Leoncavallo, que se baseou em uma história real ocorrida em 1880 na Calábria, província do extremo sul da Itália. Depois de mais de 120 anos depois da sua estreia em Milão, em 21 de maio de 1892, “I Pagliacci” ainda é uma das óperas mais apresentadas no meio operístico, sendo o maior sucesso de Leoncavallo. Vale ressaltar que, apesar do nome “I Pagliacci” (os palhaços), a ópera possui uma essência dramática, com uso intenso da voz humana e de numa instrumentação trágica, como era o gosto dos compositores do Alto Romantismo.

Para o programa, uma importante gravação com grandes solistas: Teresa Stratas, Plácido Domingo e Elena Obraztsova. Regência de Georges Prêtre.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 08/08/2019 - 16:14 - Episódio Ópera Completa 11-08-2019

Mais do programa