Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"O elixir do amor”, de Gaetano Donizetti, é a ópera de destaque deste domingo

O programa traz uma premiada gravação com Ileana Cotrubas, Plácido Domingo e regência de Sir John Pritchard

Ópera Completa

No AR em 10/03/2024 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (10) apresenta a ópera-buffa "O elixir do amor”, de Gaetano Donizetti, em uma premiada gravação com Ileana Cotrubas, Plácido Domingo e regência de Sir John Pritchard. 

Composta por dois atos, “O elixir do amor”, de Donizetti, possui libreto escrito pelo poeta italiano Felice Romani, responsável pelos libretos de outras obras icônicas como "Norma" e "La Sonnambula". A inspiração de Romani veio de uma peça de Eugène Scribe, ambientada numa pitoresca aldeia italiana do século XIX. “O elixir do amor”, de Gaetano Donizetti, teve sua estreia em 12 de maio de 1832 no Teatro della Canobbiana em Milão. Já nos palcos brasileiros, a ópera foi apresentada pela primeira vez em maio de 1844, no antigo Teatro São Pedro de Alcântara, no Rio de Janeiro. 

Desde sua estreia, "O Elixir do Amor" conquistou corações por todo o mundo, tornando-se a ópera mais celebrada de Donizetti em vida. A ópera cativa com seu enredo romântico e momentos cômicos, e é adornada por melodias inesquecíveis.

Um destaque é a emocionante romanza "Una furtiva lagrima", um momento de pura emoção vocal interpretado por Nemorino no final do segundo ato. No programa, ouça uma premiada gravação lançada em 2009, e vencedora do prêmio “Building a Library” da BBC em 2018. O elenco de peso é composto por Ileana Cotrubas, Plácido Domingo, Geraint Evans, junto ao Coro e Orquestra da Royal Opera House, Covent Garden, todos sob a regência de Sir John Pritchard. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na Rádio MEC.

Criado em 08/03/2024 - 19:32

Mais do programa