Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Guiomar Novaes é a homenageada no Rádio Batuta

Confira o repertório selecionado por Arthur Dapieve

Rádio Batuta desta segunda-feira (28) traz uma homenagem à Guiomar Novaes.

 

Foi Claude Debussy quem disse, após ouvir Guiomar Novaes tocar em Paris aos 15 anos, em 1909, que ela tinha "os olhos ébrios de música e a capacidade de se isolar de tudo o que está à sua volta". A pianista foi a primeira colocada entre os 388 candidatos ao disputadíssimo Conservatório de Paris. Começava ali uma trajetória internacional mais do que reconhecida e que também lhe valeu o status de uma das maiores intérpretes brasileiras, adorada por Nelson Freire e tantos outros.

 

Segundo diz Arthur Dapieve neste programa, "Guiomar era capaz de derreter os corações mais empedernidos". A prova está nas gravações selecionadas por ele, um repertório variado, que indica a grandeza da artista, morta aos 85 anos.

 

Confira o repertório:

 

Gottschalk: Fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro - Guiomar Novaes - 8:00

Beethoven: Concerto para piano nº 4. I. Allegro moderato - Guiomar Novaes e Orquestra Sinfônica de Viena, regida por Otto Klemperer - 17:13

Chopin: Noturno Opus 9, nº 2, em Mi bemol maior - Guiomar Novaes - 4:10

Schumann: Concerto para Piano. I Allegro affettuoso - Guiomar Novaes e a Filarmônica de Nova York, regida por André Cluytens - 15:37

Villa-Lobos: O polichinelo - Guiomar Novaes - 1:51

Gluck: Dança dos espíritos bem-aventurados - Guiomar Novaes - 5:31

 

Clique aqui e ouça o programa na íntegra.

 

A Rádio Batuta é apresentada aos sábados, na MEC FM 99,3, com reprise aos domingos, às 20h30, na MEC AM 800 e às segundas, às 22h, na MEC FM.



Criado em 28/03/2016 - 17:36 e atualizado em 28/03/2016 - 14:34

Mais do programa