Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Indígenas do sudoeste maranhense relatam ameaças de madeireiros

Liderança afirma que, apesar de denúncia à Polícia Militar, nenhum policial apareceu

Indígenas do povo Gavião, da Terra Indígena Governador, região sudoeste do Maranhão, relatam ameaças de madeireiros. Desde ontem eles temem invasões na aldeia Rubiácea e novo conflito.

Segundo a liderança indígena Marcelo Gavião, a entrada de madeireiros na Terra Indígena tem sido frequente e os próprios indígenas fazem a guarda florestal. Mas na segunda-feira (12), após os indígenas tentarem bloquear a entrada dos caminhões, os madeireiros ameaçaram invadir uma das aldeias.

Marcelo Gavião afirma que já fez denúncia à Polícia Militar em Amarante, mas que até o momento nenhum policial apareceu.

O coordenador Regional da Funai no Maranhão, Francisco Martins, disse que estava enviando um comunicado para a presidência da Funai sobre as ameaças. Francisco ainda aguarda um relato oficial da Coordenação Técnica Local para fazer uma denúncia à Polícia Federal sobre o caso.

Há pouco mais de um mês, também no Maranhão, cerca de 200 homens armados atacaram indígenas Gamela. Na ocasião, pelo menos treze indígenas feridos foram internados em hospitais de São Luís e no interior do estado. Um deles levou dois tiros, outro sofreu sérios ferimentos numa das mãos por golpes de facão.

Confira ainda no Repórter Amazônia desta terça-feira (13):

- Justiça suspende serviços de emissora de rádio paraense do senador Jader Barbalho

- Encontro em Manaus debate a Política Migratória do Amazonas

- Rodoviários de São Luís suspendem greve 

Ouça pelo player acima.
 

Criado em 13/06/2017 - 20:25