Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça eleitoral suspende julgamento do recurso de cassação do governador do Pará

Simão Jatene teve mandato cassado em 30 de março deste ano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu liminarmente nessa quarta-feira (14), o julgamento do recurso de Simão Jatene contra decisão que cassou seu mandato de governador do Pará em 30 de março deste ano.

O Ministro Herman Benjamim, relator do processo no TSE, suspendeu a análise do recurso até que haja outro julgamento: o de suspeição do juiz Alexandre Buchara, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que participou das análises de recursos no tribunal regional, que começaram em maio.

Simão Jatene alega impedimento do juiz pela proximidade do magistrado com Helder Barbalho, também candidato ao governo paraense em 2014.

Na decisão, Herman Benjamim diz que “a notória proximidade política entre o juiz e o segundo lugar no pleito para o cargo de governador do Pará em 2014 evidencia, em princípio, hipótese de suspeição”.

Segundo o TSE, a decisão será encaminhada com urgência ao TRE do Pará e também a Procuradoria-Geral Eleitoral para emissão de parecer.

Simão Jatene foi condenado por irregularidades em programas de habitação durante as eleições de 2014, como a entrega de cheques-moradia a eleitores que prometeram voto a Jatene e Zequinha, vice-governador. A chapa também é acusada de uso indevido de meios de comunicação.

A reportagem tentou contato com o governador e também com o TRE no Pará, mas até o momento não obteve retorno.

Confira ainda no Repórter Amazônia desta quinta-feira (14):

- Acordo deve acelerar demarcação de área indígena gamela no Maranhão

- Divulgados laudos iniciais da chacina de Pau d'Arco

- Petrobras reduz preço de combustíveis nas refinarias

Ouça pelo player acima.
 

Criado em 15/06/2017 - 20:25