Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relatório de CPI responsabiliza Suely Campos por crise no sistema prisional de Roraima

Documento, com mais de 200 páginas, quer a abertura de processo para a cassação da governadora

No AR em 06/06/2017 - 20:21

Deputados aprovaram na noite dessa segunda-feira (5) o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Prisional de Roraima. Com mais de 200 páginas, o documento aponta problemas graves e quer abertura de processo para a cassação da governadora Suely Campos.

O relator da CPI, deputado Jorge Everton, afirma que com o material encontrado durante as investigações é possível concluir que houve crime de responsabilidade praticado pelos ex-secretários de Justiça e Cidadania, por outros servidores, inclusive da Vigilância Sanitária e pela governadora.

Entre os principais problemas, a CPI aponta superlotação das unidades prisionais, recebimento de comida estragada, falta de medicamentos e atendimento médico aos presos. Outro dado alarmante é que 50% dos presos não foram condenados e o prazo de cumprimento da pena de muitos deles já encerrou sem haver sequer julgamento.

O relatório foi encaminhado para a mesa diretora da Assembleia e pode ser votado na próxima semana pelo plenário.

Em nota, o governo de Roraima classificou o relatório como factóide criado pela oposição da Assembleia Legislativa na tentativa de desestabilizar o governo. Disse ainda que a governadora atua no estrito cumprimento do dever legal. E sobre as denúncias na aplicação dos recursos repassados pelo Ministério da Justiça, ressaltou que a governadora promoveu mudanças no comando da Secretaria de Justiça e Cidadania e determinou a abertura de procedimento administrativo para a apuração dos fatos.

Confira ainda no Repórter Amazônia desta terça-feira, 6:

- PTN recorre ao STF para pedir eleição indireta no Amazonas

- Inaugurado em Manaus primeiro Centro de Medicina Indígena da Amazônia

- Mostra de cinema infantil atrai crianças no festival Guarnicezinho, em São Luis

Ouça pelo player acima.

Criado em 06/06/2017 - 20:25