Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Audiência de conciliação no STF vai discutir pedido de fechamento da fronteira com Venezuela

Em abril, o Governo de Roraima solicitou a medida para amenizar os impactos da imigração no estado

No AR em 08/05/2018 - 18:30

União, governo de Roraima e Procuradoria-Geral da República foram intimados a comparecer à audiência de conciliação no próximo dia 18, no Supremo Tribunal Federal, em Brasília. A determinação é da ministra do STF, Rosa Weber, relatora da ação.


Em abril, o Governo de Roraima entrou no Supremo para obrigar o Governo Federal a fechar temporariamente a fronteira com a Venezuela até que a União promova o acolhimento humanitário dos 50 mil venezuelanos que já estão no estado. A ministra chegou a sugerir às partes negociar na Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Pública Federal, mas a governadora Suely Campos não concordou.

O estado é a principal porta de entrada dos migrantes do país vizinho no Brasil. De acordo com o governo de Roraima, atualmente, entre 600 e 800 imigrantes cruzam a fronteira todos os dias. O secretário-chefe da Casa Civil do estado, Frederico Linhares, afirmou a que mediação é bem-vinda e falou sobre os impactos da migração no estado.

A governadora Suely Campos disse esperar que o governo federal assuma efetivamente a responsabilidade para mitigar os efeitos dessa crise em Roraima.A Procuradoria-Geral da República se manifestou contrária a medida. Para a PGR, o pedido viola frontalmente obrigações internacionais de direitos humanos assumidas pelo país.

 

Também são destaques do Repórter Amazônia desta terça-feira (08):

-Pará antecipa campanha de luta contra hepatites virais

-Duas pessoas são presas em operação contra fraudes no seguro-desemprego no Pará

-Manaus terá Semana de Conscientização da Depressão Infantil e na Adolescência

-Tocantins realiza maior feira de tecnologia agropecuária da região norte

 

 

Criado em 08/05/2018 - 19:51