Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Indígenas apreendem máquinas de madeireiros que atuam ilegalmente no Pará

Agora as comunidades temem represálias e pedem ajuda federal

No AR em 24/09/2018 - 18:30

Lideranças indígenas da etnia Tembé decidiram combater o desmatamento por conta própria. Um grupo de 600 indígenas autodenominados fiscais passaram a fazer nos últimos dias apreensões de caminhões, tratores e ferramentas de madeireiros que atuam ilegalmente da Reserva Indígena Alto Rio Guamá, em Paragominas, sudeste do Pará.

No domingo, os fiscais indígenas apreenderam por conta própria cinco máquinas e fizeram a detenção de duas pessoas. De acordo com Wender Tembé, os madeireiros foram liberados nesta segunda-feira (24), mas as comunidades temem um ataque para recuperação do maquinário.

Os indígenas da etnia Tembé solicitaram a presença da Polícia Federal, do governo estadual e do Ministério Público Federal. A Secretaria de Segurança Pública do Pará afirmou que na tarde de hoje foram enviados 15 policiais militares para a Reserva Indígena Alto Rio Guamá. Eles vão apoiar as ações da Polícia Federal, que é a responsável pelo combate ao desmatamento em terras indígenas e pela prisão de madeireiros que atuam ilegalmente.

Também são destaques do Repórter Amazônia desta segunda-feira (24):

- Ministério Público do Amapá faz operação contra fraudes em licitações

- Relatório da OMS aponta que brasileiros reduziram consumo de bebidas alcoólicas

- Casamento comunitário sela a união de mais de mil casais em São Luís

O Repórter Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h30 na Rádio Nacional do Alto Solimões, e às 18h30 na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 24/09/2018 - 19:43