Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amapá registra 333 casos confirmados de febre chikungunya

Por ser município de fronteira, o Oiapoque apresenta quase a

A situação mais crítica é no município de Oiapoque, com 562 notificações e 330 casos confirmados. 77 suspeitas foram descartadas e 165 ainda aguardam resultado de exame. Dos outros três casos confirmados, um é no município de Santana e os demais são de pessoas que estiveram em Guadalupe, no Caribe, e na Guiana Francesa. Por ser município de fronteira, o Oiapoque é a porta de entrada para o vírus no país e, por isso, apresenta quase a totalidade dos casos.

 

De origem africana, a chikunkunya é transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus. Os principais sintomas são febre acima de 39 graus (de início repentino) dores intensas nas articulações dos pés e das mãos. Os sintomas podem persistir de sete a dez dias. Quem tem a doença uma vez, fica imune.

 

Ouça também:

 

Saiba as diferenças entre a febre chikungunya e a dengue

 

Oiapoque decreta situação de emergência por causa da febre chikungunya

 

Ainda não há vacina e nem tratamento específico para a doença. A terapia ofertada é para combater os sintomas de febre e dores nas articulações. Assim como no caso da dengue, não é recomendado usar ácido acetilsalicílico. O paciente deve beber muito líquido e permanecer em repouso.

 

Você confere, ainda, no Repórter Amazônia desta terça-feira (21):


- Motoristas de ônibus em Belém paralisam por manutenção de empregos.

- Funcionários do Banco da Amazônia retornam ao trabalho.

- Tropas federais vão atuar em diversos estados da Amazônia no segundo turno das eleições.

- Pará já ocupa terceiro lugar em ranking de cabeças de gado do país.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia, e às 16h30 pela Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).



Criado em 21/10/2014 - 22:47 e atualizado em 22/10/2014 - 09:56