Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cidade do Pará está em emergência devido a naufrágio de navio com bois

Navio com mais de cinco mil bois afundou em Bacarena (PA). Animais

O prefeito da cidade de Barcarena, no Pará, Antônio Carlos Vilaça, decretou situação de emergência nas áreas afetadas pelo acidente com o navio que transportava 5 mil bois, ocorrido no último dia 6. A prefeitura considera esse o pior desastre ambiental da história do município. Entre os atingidos, estão ribeirinhos que sobrevivem da pesca e usam a água do rio que agora está contaminada pelo óleo derramado e pelos animais mortos.

 

O decreto da prefeitura autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de limpeza e a Defesa Civil a entrar nas moradias para prestar socorro aos moradores ou determinar a retirada deles, em caso de risco.

 

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) já fez uma primeira notificação. O órgão cobra agilidade da Companhia das Docas, responsável pelo porto onde houve o acidente, e das empresas responsáveis pelo navio naufragado, para fazer a retirada da carga que ainda está no rio.

 

O secretário de Meio Ambiente do Pará, Luiz Fernando Rocha, informou que a empresa contratada para fazer a limpeza do acidente na cidade pediu autorização para enterrar os animais ao invés de incinerá-los.

 

Em nota, a Empresa Minerva Foods, responsável pelos animais, informou que aguarda as apurações oficiais das autoridades portuárias sobre as causas do acidente. Ressaltou ainda que, após o embarque do gado, a responsabilidade pela carga é da empresa de transporte marítimo contratada.

 

A companhia também destacou que uma equipe foi deslocada para Barcarena, a fim de auxiliar as autoridades em todas as medidas necessárias para diminuir os efeitos dos danos causados.


Confira ainda no Repórter Amazônia desta terça-feira (13): Governo do Acre cria gabinete de segurança para conter ações criminosas na capital Rio Branco; tocantinenses reclamam do reajuste no preço da refeição servida em restaurantes populares. E mais: aplicativo informa horários de ônibus de linha expressa na Região Metropolitana de São Luís.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 14/10/2015 - 10:20 e atualizado em 14/10/2015 - 06:45