Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Casos de microcefalia ainda são investigados no Tocantins e Maranhão

Os dados são do Ministério da Saúde, que divulgou nesta terça-feira (8

O Maranhão e o Tocantins são os únicos estados da Amazônia Legal com casos de microcefalia sendo investigados. Já são 66 ocorrências nas duas unidades da federação. Os dados são do Ministério da Saúde, que divulgou nesta terça-feira (8), o quarto boletim epidemiológico da doença no país. Os dados foram enviados pelas secretarias de saúde estaduais, até o último dia 5.

 

O Maranhão passou de 12 casos na semana passada para 37 e o Tocantins de 12 para 29 casos. Os dados ainda não levam em conta os novos critérios definidos pelo ministério para definição da microcefalia, divulgados também nesta terça, com o protocolo de atendimento destinado aos profissionais de saúde em todo o país.

 

O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica que uma das recomendações é que seja adotada a medida de 32 centímetros do perímetro cefálico, para a definição da microcefalia nos bebês, como já é recomendado pela OMS, Organização Mundial de Saúde.

 

Confira ainda nesta edição do Repórter Amazônia: Operação da PF combate extração ilegal de diamantes em terras indígenas de Rondônia; CPI da Funai e do Incra começa a colher depoimentos; Detran do Mato Grosso faz mutirão a partir da próxima sexta-feira.

 

Repórter Amazônia é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em parceria com a Rede de Rádios Públicas da Amazônia. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, horário de Brasília.



Além do zika vírus, microcefalia está associada a outras doenças na gravidez

Criado em 08/12/2015 - 22:29 e atualizado em 09/12/2015 - 08:23