Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PA: Indígenas voltam a protestar contra a hidrelétrica de Belo Monte

Índios alegam que as condicionantes para a construção da usina não

No Pará, índios Juruna ocuparam na tarde desta terça-feira(28) o escritório da Norte Energia, em Altamira. A empresa é responsável pela construção de usina hidrelétrica de Belo Monte.

 

Desde às cinco horas da manhã, outro grupo de indígenas bloqueia a passagem de veículos para a área das obras da hidrelétrica. O trecho fica na BR-230, em Vitória do Xingu, a 27 quilômetros de Altamira. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 28 ônibus que faziam o transporte dos operários da hidrelétrica foram impedidos de passar. Ainda segundo a PRF, o protesto é pacífico e não há congestionamento no local.

 

Os indígenas pedem ampliação dos limites de suas terras para que a comunidade possa ter acesso ao lago do reservatório. Outra reivindicação é o cumprimento da condicionante que garante a atividade produtiva desses indígenas. Além de obras de infraestrutura como a construção de banheiros. O grupo pede a presença de representantes da Norte Energia e da Funai.

 

O cacique Giliarde Juruna está entre os ocupantes do escritório da Norte Energia. Ele afirma a empresa não está cumprindo as condicionantes relativas aos povos indígenas para instalação da obra.

 

“A gente vê tanto dinheiro sendo gasto e nada funcionando dentro da aldeia. Nada a gente vê dentro das comunidades. E pra Norte Energia, eles falam que está tudo ok. Nos relatórios está tudo bem. Coisa que em prática não está. Só nos relatórios dela", denuncia Giliarde Juruna.

 

De acordo com o cacique, não há previsão para desocupação do escritório. O bloqueio na BR-230 também continua.

 

A Norte Energia informou que todas as obras e ações do Projeto Básico Ambiental do Componente Indígena de Belo Monte estão em dia. A empresa disse ainda que desconhece as motivações do protesto e considera novas demandas inoportunas e intempestivas.

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta terça-feira (28):

- Em Roraima, prefeito é investigado por desvio de um milhão e meio de reais;

- Acre registra saldo positivos empregos formais;

- Musicalização ajuda no aprendizado de crianças no Pará.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação em parceria com a Rede de Rádios Públicas da Amazônia. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30.



Criado em 28/06/2016 - 23:11 e atualizado em 28/06/2016 - 20:14