Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Criança venezuelana é hospitalizada com sarampo em Boa Vista

Brasil não registrava casos da doença desde 2015

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 15/02/2018 - 11:03

A menina de 1 ano está internada, no Hospital da Criança Santo Antonio, desde domingo, quando foi confirmado o diagnóstico da doença. O estado dela é estável. Além do sarampo, a criança está desnutrida: chegou à unidade de saúde pesando apenas 5 quilos.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica de Boa Vista (RR), Roberta Calandrini, o vírus já está circulando no município. No caso da criança venezuelana, ela já estava na cidade quando foi infectada.

Voluntária com criança venezuelana no Centro de Referência ao Imigrante, em Roraima

Mãe e filha vieram da cidade de El Tigre, entraram no Brasil por Pacaraima, no dia 5 de janeiro, e já estão há um mês em Boa Vista.

Roberta Calandrini destaca que as medidas de controle foram iniciadas. As equipes de saúde verificaram que as crianças venezuelanas não foram vacinadas. "A gente observou que crianças com faixa etária de 2 anos, tem o agendamento da vacina, mas a Venezuela não fazia essa vacinação lá. Essas crianças não foram vacinadas contra o sarampo".

O governo de Roraima anunciou que vai intensificar a vacinação, tanto de imigrantes como de brasileiros. De acordo com o governo, a maioria dos municípios roraimenses não alcançou 95% da cobertura vacinal pretendida pelo Ministério da Saúde. Em Boa Vista, onde foi registrado caso confirmado de sarampo, essa cobertura está em aproximadamente 85%.

Os últimos registros de sarampo no Brasil foram em 2015.

Outros destaques desta edição:

- Candidatos que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já podem consultar se as notas foram suficientes para obter o certificado de conclusão do ensino médio

-  Mato Grosso fechou 2017 com quase 95% de energia elétrica gerada por fontes renováveis, de acordo com dados apurados pelo grupo Energisa. O relatório aponta que 93,32% da energia tem origem hídrica enquanto as outra fontes renováveis, como biomassa e solar fotovoltaica, somaram 1,24%

Ouça o programa no player.

 

 

 

 

 

Criado em 15/02/2018 - 11:06

Mais do programa