Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Boa Vista tem alto risco de transmissão de doenças pelo Aedes Aegypti

Em mais de 34% das residências avaliadas, o lixo doméstico foi identificado como o principal depósito predominante de criadouros do mosquito

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 11/09/2018 - 09:51

A capital do estado de Roraima foi classificada com alto risco para transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya, segundo o 4º Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

Em mais de 34% das residências avaliadas, o lixo doméstico foi identificado como o principal depósito predominante de criadouros do mosquito.

De acordo com a Coordenação de Vigilância e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, apesar de o resultado do último Lira classificar a capital com alto risco, houve redução no índice de infestação, na comparação com o levantamento anterior, em 1,5%.

Ainda segundo a coordenação, os dois últimos levantamentos foram feitos em períodos chuvosos, em curto espaço de tempo e, por isso, o resultado se mostrou alto. A prefeitura garante que a transmissibilidade das doenças está controlada.

Entre os 53 bairros avaliados em Boa Vista, 31 são considerados de alto risco, 14 de médio risco e 8 de baixo risco. Entre os bairros com alto risco de índice de infestação estão: Santa Tereza, Liberdade, São Francisco, Bela Vista, Laura Moreira, Jóquei Clube e Bairro dos Estados.

A equipe da Vigilância e Controle de Zoonoses deve intensificar as atividades de eliminação de criadouros, com visitas domiciliares para orientar a população.

No período de chuvas é importante o cuidado com os quintais e o acondicionamento do lixo de forma correta para evitar a infestação do mosquito, principalmente em depósitos que facilitam o acúmulo de água.

 

Ouça mais destaques do Repórter Nacional - Amazônia:

Criado em 11/09/2018 - 09:56

Mais do programa