Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Iepa espera arrecadar R$ 120 mil para montar esqueleto de baleia encontrada no Amapá

O esqueleto deverá ser exposto no Museu Sacaca

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 22/01/2019 - 19:15

Já está no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) a ossada da baleia jubarte encontrada morta no dia 15 de dezembro na Ilha Vitória, no Arquipélago do Bailique. Os restos mortais ainda estão em decomposição porque ainda há gordura nos ossos. Depois desse processo, a equipe da instituição vai fazer uma limpeza para então montar a ossada e colocá-la em exposição no museu Sacaca.

O tamanho estimado da baleia jubarte é de 12 metros de comprimento e um peso entre 25 e 30 toneladas. É o primeiro encalhe dessa espécie registrado no estado. Ainda não se sabe o que provocou o encalhe e as circunstâncias da morte.

O Iepa informou que espera captar recursos no valor de 120 mil reais para que o esqueleto seja montado. Segundo o instituto, no país, existem somente quatro esqueletos de jubarte montados, que estão nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro.

Uma força-tarefa foi criada para levar a ossada do arquipélago até Macapá. Participaram da ação diversos órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Transportes e ainda moradores da região onde o animal foi encontrado.

Criado em 22/01/2019 - 19:17

Mais do programa