Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Imea aponta que 2019 deve ser um ano positivo para a produção leiteira no Brasil

Em Mato Grosso a produção de leite deve crescer 6,6%

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 08/01/2019 - 19:11

2019 sinaliza ser um ano positivo para a produção leiteira no Brasil. É o que aponta o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). 

De acordo com o Imea, em todo o país, a expectativa é de um aumento de 2,5% na produção de leite. Em Mato Grosso, é esperado um incremento maior - de 6,6%.

Entre os motivos apontados para o crescimento estão o preço do leite mais elevado e as estimativas de bom desempenho nas safras de soja e de milho; o que pode reduzir os custos com a dieta animal e incentivar a suplementação dos bichos.

Ainda segundo o Imea, é preciso também contar com a regularização das chuvas e com o aumento do consumo das famílias, tendo em vista a queda do desemprego.

O presidente da Associação de Produtores de Leite de Mato Grosso, Valdécio Fernandes, está otimista. Ele defende mudanças nas políticas voltadas ao produtor.

Segundo Valdécio, ainda é preciso focar no pequeno produtor e viabilizar novas linhas de crédito para incentivar a aquisição de novas matrizes e o emprego de novas tecnologias.

Estimativas do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária apontam ainda que o volume importado de produtos lácteos tende a continuar reduzindo, o que deve gerar maior dinamismo no mercado interno.

Criado em 08/01/2019 - 19:14

Mais do programa