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Defensoria Pública do Pará chama atenção para o consumo consciente

Órgão tem um programa permanente de atendimento ao consumidor superendividado

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 15/03/2019 - 19:38

15 de março é o Dia Mundial do Consumidor. Nesta sexta-feira, empresas aproveitaram a data para fazer promoções e estimular ainda mais o consumo. Mas para o defensor público do Pará, Cassio Bittar, o dia deveria ser mesmo é de reflexão sobre o consumo consciente.

O aumento do consumo tem gerado um fenômeno que afeta a população brasileira: o superendividamento. Dados divulgados pela Câmara dos Deputados apontam que seis em cada dez famílias estão endividadas no Brasil.

No Pará, o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública tem um programa permanente de atendimento ao consumidor superendividado. O programa tem como objetivo conscientizar sobre a importância da educação financeira, além de realizar análise contábil e orientações sobre economia doméstica familiar.

A paraense Gisele Rodrigues é pensionista. Para reestruturar o orçamento, ela quebrou o cartão de crédito.

Nesta sexta-feira, o Procon do Pará divulgou o ranking das empresas que provocaram o maior número de reclamações dos clientes em 2018. Serviços de telefonia, fornecimento de água e energia estão no topo da lista.

Acompanhe outros destaques desta edição:

- Roraima registra redução de 34% nos casos de malária no primeiro bimestre do ano;

- Consumidor de Tocantins pode fazer reclamações ao Procon pelo Whatsapp;

- Secretaria da Juventude do Amapá faz campanha contra o uso de drogas

Clique para ouvir o Repórter Nacional - Amazônia:

Criado em 15/03/2019 - 19:40

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