Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ufopa recebe urnas funerárias com cerca de 500 anos para estudo de ossadas

Pesquisadores vão investigar o passado e a origem dessas urnas e, se possível, obter informações como sexo biológico, idade e patologias dos ossos

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 27/03/2019 - 08:34

As peças arqueológicas foram encontradas durante escavações feitas em julho do ano passado em uma comunidade rural no Amazonas. De acordo com informações do Instituto Mamirauá, são 9 urnas funerárias que pertencem à Tradição Polícroma da Amazônia, conjunto estilístico e cultural de cerâmicas cujos registros mais antigos datam de 1.400 anos e são encontradas desde a Cordilheira dos Andes, até a boca do rio Amazonas.

Os artefatos, com as ossadas, ficaram inicialmente sob a guarda do Mamirauá, na cidade amazonense de Tefé, e agora estão na Ufopa, a Universidade Federal do Oeste do Pará, na cidade de Santarém. Pesquisadores vão investigar o passado e a origem dessas urnas e, se possível, obter informações como sexo biológico, idade e patologias dos ossos.

O transporte das urnas ocorreu em fevereiro e exigiu uma operação cuidadosa. Houve um trabalho de acondicionamento dos artefatos em embalagens de madeira, construídas especificamente para prevenir o impacto e demais eventualidades durante a viagem. Segundo o Instituto Mamirauá, depois de mais de 1.200 quilômetros de distância percorridos, passando por três cidades e 5 dias de viagem por grandes rios da Amazônia, o material chegou à Ufopa em perfeitas condições.

O Instituto Mamirauá é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta quarta-feira (27) 7h55:

Criado em 27/03/2019 - 08:56

Mais do programa