Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PA: Aplicativo auxilia na localização da imagem peregrina nas romarias do Círio

Ferramenta para celulares permite que o usuário saiba a localização exata da berlinda que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 02/10/2019 - 12:30

Outubro é o mês da maior romaria da região norte. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no Pará, é também uma das maiores festas religiosas do país.

O principal evento, a procissão do Círio, no segundo domingo de outubro, chega a receber até dois milhões de pessoas.

Além de disposição e fé, para acompanhar a programação, que inclui 11 romarias, durante 18 dias, é preciso ter informações precisas.

Para ajudar romeiros, turistas ou nativos, a Prodepa – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará – desenvolveu o aplicativo “Kd a Berlinda”.

A ferramenta para celulares permite que o usuário saiba a localização exata da berlinda que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

A médica paraense Erika Figueiredo é usuária do app. Ela acompanha da sacada do prédio da mãe, em Belém, as principais atividades do Círio.

Com o aplicativo, por exemplo, a família da Erika consegue saber quando a procissão está chegando.

O analista de sistemas da Prodepa Hitoshi Seki fala sobre as funcionalidades do aplicativo.

A versão 2019 do app indica os pontos de bloqueio das vias de trânsito em cada romaria e a localização do apoio da Cruz Vermelha.

O aplicativo é gratuito e está disponível para smartphones com sistema android e IOS. A Meta da Prodepa é chegar aos 800 mil acessos no Círio 2019.

O conteúdo também pode ser acesso no site: kdaberlinda.pa.gov.br 

A primeira romaria será dia 11 de outubro - na sexta-feira, que antecede o Círio, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é levada para Ananindeua, cidade da região metropolitana de Belém.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia:

Criado em 02/10/2019 - 14:13

Mais do programa