Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Parques de SP são fechados para a prevenção contra a febre amarela

Somente neste ano, a cidade já registrou 12 casos da doença

Repórter Nacional

No AR em 24/10/2017 - 09:44

Os parques públicos Horto Florestal e da Cantareira, áreas estaduais com densa vegetação remanescente da Mata Atlântica que ficam na zona norte de São Paulo, vão ficar fechados temporariamente, por medida de prevenção contra a febre amarela. Além disso, a prefeitura de São Paulo, junto com o Governo do estado, iniciou uma campanha emergencial de prevenção à doença. No último sábado (21) já vacinou mais de 4 mil pessoas, em dois postos localizados próximos ao Horto Florestal, na zona norte da cidade.

Ouça a edição completa do Repórter Nacional desta terça-feira (24):

 

A imunização ocorre porque foi confirmado no último dia 20 a presença do vírus da febre amarela em um macaco do gênero bugio, encontrado morto no Horto Florestal. Neste ano, foram registrados na capital paulista 12 casos de febre amarela silvestre, todos de pessoas que já vieram com a doença. Não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942. A transmissão se dá pela picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de uma pessoa infectada para outra pessoa.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, agentes sanitários farão uma varredura para a coleta de amostras de mosquitos. Em nota, a secretaria diz que macacos não transmitem a febre amarela para a população,.

A vacina contra febre amarela costuma ser indicada apenas aos moradores de regiões silvestres, rurais, de mata e ribeirinhas e para aqueles que vão viajar a esses locais ou os que estão classificados como regiões de risco.

O Ministério da Saúde enviou um milhão de doses da vacina contra a febre amarela ao estado de São Paulo para reforço na vacinação. O estado já conta com um estoque de um milhão e meio de vacinas.

E ainda nesta edição do Repórter Nacional:

- Policiais envolvidos na morte de turista espanhola estão presos

- Governo reajusta valor pago por exames para diagnóstico do câncer de mama
 

Criado em 24/10/2017 - 09:54

Mais do programa