Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Após ataques, Donald Trump quer acabar com loterias de vistos para estrangeiros

Presidente norte-americano quer mais rigor no controle de estrangeiros nos Estados Unidos

Repórter Nacional

No AR em 01/11/2017 - 15:35

Após o ataque terrorista desta terça-feira (31), em Nova York, o presidente Donald Trump prometeu que vai acabar com o programa de imigração por diversidade, a chamada loteria de vistos. Esse programa distribui, aleatoriamente em média, 50 mil vistos por ano para cidadãos de países que possuem baixas taxas imigratórias. Era o caso, segundo a imprensa americana, do principal suspeito Sayfullo Saipov, de 29 anos, que é cidadão do Uzbekistão, e tem Green Card, que é a documentação para residência permanente nos Estados Unidos.

Ele mora no país americano desde 2010. Já morou na FlÓrida e agora vive na região de New Jersey.

Ouça a íntegra do Repórter Nacional:

 

A informação de que Donald Trump pretende acabar com o programa foi dada pelo Twiter. Segundo ele, o programa é muito bonito, mas não se pode mantê-lo por medidas de segurança.

Saipov usava um caminhão alugado e atropelou pessoas numa ciclovia por cerca de um quilômetro, no sul da ilha de Manhatan. Oito pessoas morreram. Ele também trabalhava como motorista da empresa Uber. Segundo a companhia, ele passou por todas as etapas de checagem de segurança e tinha mais de 1.400 viagens. Mesmo assim, a empresa afirma que ele foi banido.

A principal hipótese até agora é de que ele tenha se radicalizado após chegar aos EUA. A rede CNN divulgou a informação de que o bilhete foi encontrado dentro do caminhão, onde ele escreveu que prometia lealdade ao estado islâmico. O FBI ainda não confirmou essa informação.

Ouça também nesta edição:

- Leilão da Cedae está mantido para esta quarta-feira (01)

- Unicef alerta: a cada sete minutos uma criança morre no mundo vítima de violência
 

Criado em 01/11/2017 - 15:40

Mais do programa