Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conflito em cadeia do Ceará deixa dez detentos mortos

Segundo a Secretaria da Justiça do estado, os assassinatos aconteceram durante uma briga entre grupos rivais

Repórter Nacional

No AR em 30/01/2018 - 09:31

Um conflito na Cadeia Pública de Itapajé, no Norte do Ceará, provocou a morte de dez presos na manhã desta segunda-feira (29).

Segundo informações da Secretaria da Justiça do estado, os assassinatos aconteceram durante uma briga entre grupos rivais. A secretaria informou que o controle da cadeia foi restabelecido após intervenção de agentes penitenciários e de policiais do município, que fica a 130 quilômetros de Fortaleza.

O crime ocorre apenas dois dias depois da maior chacina no Ceará, em que homens armados invadiram uma festa na periferia de Fortaleza no último sábado e mataram 14 pessoas.

Um vendedor ambulante comercializava lanches na frente da casa de shows e foi um dos primeiros a ser atingido pelos tiros, disparados por um grupo armado que invadiu a festa.

Cinco pessoas feridas durante o tiroteio continuam internadas em hospitais da capital.

Após a morte de 24 pessoas  das chacinas na casa de Forró e no Presídio, o governo do estado anunciou um plano de segurança emergencial. Entre as medidas está a instalação, pelo Tribunal de Justiça do Ceará, de uma Vara Especializada no Combate ao Crime Organizado em Fortaleza. Outro ponto é a criação  de uma força-tarefa, envolvendo Ministério Público, Secretaria de Justiça e Secretaria de Segurança Pública, para que seja feito um trabalho mais concentrado de inteligência no combate às facções criminosas. 

O presidente nacional da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, declarou ontem que não é mais possível considerar fatalidades eventos como a chacina ocorrida no Ceará. Para Lamachia, trata-se de uma tragédia anunciada, resultado da visão e da gestão equivocadas com que a segurança pública é tratada no país.  

O  Ministério da Justiça  já havia anunciado, por meio de nota, a constituição de força-tarefa de membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Penitenciário Nacional. 

Ouça o Repórter Nacional desta terça-feira (30) na íntegra:

Confira também nesta edição:

- Sobe para nove o número de mortos por febre amarela no RJ

Juiz Sérgio Moro determina leilão de triplex do Guarujá

Criado em 30/01/2018 - 09:36

Mais do programa