Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ex-presidente Lula tem até as 17h para se apresentar à PF em Curitiba

Logo após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região publicar o despacho autorizando o cumprimento da pena em regime fechado, o juiz Sérgio Moro emitiu a ordem de prisão

Repórter Nacional

No AR em 06/04/2018 - 08:53

Menos de 20 minutos depois do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) publicar o despacho autorizando a pena de 12 anos e 1 mês em regime fechado para o ex-presidente Lula, o juiz Sérgio Moro emitiu a ordem de prisão.

Segundo o despacho do juiz da 13ª vara de Curitiba, Lula tem que se entregar até as 17h dessa sexta-feira (6), na Superintendencia da Policia Federal da capital paranense. No local, foi preparada uma sala especial, separada dos outros presos, para que o ex-presidente comece a cumprir a pena. O despacho de Moro proibe o uso de algemas.

A decisão pegou de surpresa o ex-presidente Lula que passou o dia na sede de seu Instituto, na zona sul de São Paulo, recebendo aliados políticos. Para o senador Lindberg Faria (PT – RJ), que estava com Lula durante a tarde, a decisão de Moro é um escândalo: “Ele antecipou. Isso é um escandalo o que aconteceu. Mais um absurdo aí”.

Lula


Minutos antes da ordem de prisão se tornar pública, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, garantiu que seu cliente não poderia ser preso de imediato uma vez que o TRF-4 ainda precisaria julgar até o próximo dia 9, os embargos de declaração apresentados pela defesa. “Não vemos risco nenhum de prisão. Porque já está definido pelo TRF-4 que não será expedido nenhum mandado enquanto não houver o término da jurisdicção de Porto Alegre e isso não ocorreu”, explicou Cristiano.

Na sequência, em nota, o advogado informou que a prisão contraria a versão do próprio tribunal, que garantiu o acesso a todos os recursos jurídicos possíveis. Na nota, o advogado informa que a defesa do ex-presidente não chegou a ser intimada do acórdão que negou os primeiros embargos de declaração no TRF-4 e que a partir dessa intimação ainda seria possível apresentar novos embargos ao tribunal. 

Lula deixou a sede do Instituto no inicio da noite e seguiu para o Sindicato dos Metalurgicos, em São Bernado do Campo, no ABC Paulista. No lugar onde Lula começou sua carreira política, na década de 1970, foi convocado, às pressas, um ato em solidariedade ao ex-presidente

Pelo twitter, o governador de São Paulo e pré-candidato a presidência da república pelo PSDB, Geraldo Alckmin, disse que a prisão de Lula simboliza o fim da impunidade no Brasil. Já a pré-candidata pelo PCdoB, a deputada federal Manuela Dávila foi para São Bernardo prestar apoio ao ex-presidente e se encontrar com pessoas que, segundo ela, também estão se sentindo violentadas. 

Ouça também no Repórter Nacional:

- Ordem de prisão repercute entre políticos e na imprensa internacional;

- Mais de um milhão de pessoas já pediram isenção no Enem 2018;

- Venezuelanos começam a ser acolhidos em São Paulo e Mato Grosso.

Ouça a íntegra no player abaixo:

 

Criado em 06/04/2018 - 09:01

Mais do programa