Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câmara aprova em votação simbólica o fim do PIS/Cofins sobre o óleo diesel

A medida vale até o final deste ano

Repórter Nacional

No AR em 24/05/2018 - 09:21

Em votação simbólica na noite dessa quarta-feira (23), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o fim da cobrança do PIS/Cofins sobre o óleo diesel até o fim deste ano.

O fim do PIS/Cofins foi incluído no texto pelo relator da proposta, deputado Orlando Silva, do PCdoB.  

Os deputados também aprovaram o fim da desoneração da folha de pagamento de 56 setores da economia, como empresas de tecnologia, call center, setor hoteleiro, de vestuário, calçados e automóveis. Esses setores voltam a contribuir para o INSS sobre a folha de pagamento, com alíquota de 20%.

De acordo com o deputado Orlando Silva, a reoneração da folha das empresas significa R$ 3 bilhões nos cofres do governo. O projeto prevê ainda que o benefício da desoneração da folha acabará em 2020 para todos os setores.

O ministro da secretaria de governo, Carlos Marun, articulador político do governo, rebateu os números apresentados pelos parlamentares e disse que vai tentar fazer mudanças na proposta no Senado. A situação causou desconforto e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, fez críticas a Marun. O texto agora segue para análise do Senado. 

O governo havia confirmado que vai zerar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) mediante aprovação, no Congresso, da reoneração da folha de pagamento. Mas, ainda não havia tomado uma decisão sobre o fim do PIS/ Cofins.

Ouça também no Repórter Nacional:

- Petrobras anuncia redução de 10% no preço do óleo diesel nas refinarias por 15 dias

- Governo estuda redução de tributos, mas não abre mão de compensação

- Supermercados e postos de combustíveis sofrem com desabastecimento e o consumidor com a alta dos preços

 

Criado em 24/05/2018 - 09:30

Mais do programa