Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dias Toffoli assume presidência do STF e defende harmonia entre os poderes

Em seu discurso, Toffoli exaltou os valores democráticos, a igualdade entre as pessoas, a importância do diálogo e pediu equilíbrio na atuação dos três poderes

Repórter Nacional

No AR em 14/09/2018 - 09:16

O ministro Antônio Dias Toffoli tomou posse nessa quinta-feira (13) como presidente do Supremo Tribunal Federal. Luiz Fux assumiu a vice-presidência da Corte. Com mandato até 2020, Toffoli substitui Cármen Lúcia, que continua sendo ministra do Supremo.

A sessão solene durou pouco mais de duas horas e teve, entre os mais de mil convidados, os presidentes da República, Michel Temer; da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; e do Senado, Eunício Oliveira.

No discurso de posse, Toffoli exaltou os valores democráticos, a igualdade entre as pessoas e a importância do diálogo. O novo presidente do Supremo pediu, ainda, equilíbrio na atuação dos três Poderes.

"Não somos mais, nem menos que os outros poderes. Com eles e ao lado deles,  harmoniozamente servimos ao povo e à nação brasileira, por isso, nós juízes precisamos ter prudência", declarou Toffoli.

 

Dias Toffoli anunciou como metas de sua gestão a ampliação de uma cultura de pacificação, de entendimento e de diálogo. O ministro disse que a razão de ser da democracia é ampliar a liberdade dos cidadãos. Toffoli afirmou também que pretende fortalecer a Rádio e a TV Justiça como meios de comunicação pública, para aproximar ainda mais o Supremo da população.

 

Ouça no Repórter Nacional:

- Em entrevista a EBC, José Maria Eymael da Democracia Cristã defende o financiamento integral da casa própria e criação do Ministério da Família. Samanta do Carmo;

- Jair Bolsonaro permanece na UTI do hospital Albert Einstein sem previsão de alta;

- Seis meses após assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes Anistia Internacional critica falta de solução para o caso;

- Quase 400 mil empregos formais foram criados no primeiro semestre de 2018, segundo o Caged.

Mais do programa