Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fogo destrói Museu Nacional da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro

Ministro da Educação disse que não serão medidos esforços para auxiliar a UFRJ a recuperar o patrimônio atingido pelo fogo

Repórter Nacional

No AR em 03/09/2018 - 08:23

Depois da tragédia, o ministro da Educação, Rossiele Soares, disse que não serão medidos esforços para auxiliar a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a recuperar o patrimônio atingido pelo fogo. Há a previsão de uma reunião  hoje entre ele e o reitor da universidade, Roberto Leher, para tratar da recuperação do prédio e para avaliar o que pode ser recuperado e o que restou de acervo de mais de 20 milhões de itens.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão disse que o domingo (02) foi um dia de luto e explicou a questão de recursos do museu. Segundo ele, em junho, foi assinado um contrato de patrocínio com o BNDES, no valor de R$ 21 milhões e 700 mil, que incluía um plano de contenção de fogo a ser instalado depois das eleições. 

Sérgio Sá destacou ainda que a reserva técnica do museu, que é uma espécie de acervo invisível e inclui peças que são exibidas de tempos em tempos e que não fazem parte das mostras permanentes, não foi atingida.

O presidente Michel Temer também lamentou o incêndio, que classificou como uma perda incalculável e lembrou que foram “perdidos 200 anos de trabalho, pesquisa e conhecimento". 

Assista programa da TV Brasil sobre o Museu Nacional:

Ouça também no Repórter Nacional:

- MEC diz que não vai medir esforços para recuperar patrimônio histórico;

- ANTT vai ajustar tabela de fretes após alta do Diesel.

 

Ouça a íntegra no player abaixo:


Criado em 03/09/2018 - 08:34

Mais do programa